domingo, 26 de junho de 2011

Business pelo telefone.

Dia desses eu entrei em um banheiro do Aeroporto de Congonhas, fazendo uma conexão, e havia uma fila de engravatados aguardando liberarem os boxes. Dentro de um deles, um carinha negociava ao celular, gritava, ria...Como se estivesse em sua casa. O que mais me impressionou foi que ninguém pelo menos esboçava uma risadinha com a situação. Tudo bem, todo mundo estava apertado, mas eu achei aquilo totalmente maluco! Eu ria sozinho! O cara negociava no celular e enviava um fax ao mesmo tempo*...






Experimente, se estiver de férias, ir no meio de uma manhã a uma padaria movimentada. A quantidade de gente produzida, fashion, que.acontece.com, com seus uniformes de super-heróis executivos e maletinhas de couro é enorme. É a hora em que o gel ainda está brilhando no cabelo dos homens, e o Dior comprado na viagem de fim de ano pela CVC pra Buenos Aires ainda exala fortemente das moças. São dois carinhas em uma mesa olhando um notebook; três em outra, com um deles falando alto, daquele jeito, ao celular - mais para os dois da mesa que pra pessoa do outro lado da linha. Lá no fundo, um solitário senhor de cabelos brancos, lendo jornal de papel, e não em um tablet, com um cafezinho abandonado pela metade. Com certeza pensando "Cara, ainda bem que me aposentei. Tá tudo mudado...".


Bom, montada a fotografia, quero dar uma boa dica a esses amigos life-is-short, so-let-me-make-more-money.

Já é lugar-comum dizer que todos negociam. Mas é interessante notar como isso tem acontecido cada vez mais à distância. Veja o caso da padaria. É gente pra cima e pra baixo e em todos os lugares possíveis carregando um celular, barganhando...Quem nunca ouviu algum engravatado, a quem darei o apelido carinhoso de Gordo Suado de Terno que Precisa Fazer um CheckUp, passando por perto e falando alto, como se o mundo fosse só ele e a outra pessoa do outro lado da linha. Melhor, do outro lado do mundo, pois geralmente um indivíduo desse tipo está gritando. "Não, fecha com cinco então, e dá o desconto".

Hoje muitos contratos são fechados também por e-mail - tenho um amigo que trabalha com websites e é quase sempre assim, tudo por e-mail.
Mas você já parou pra pensar o quanto é difícil negociar assim? Some tips for you, dude:

#1. Você não está vendo o que tem do outro lado! Imagine agora você, no meio de um trânsito caótico, precisando negociar pelo celular. E lá do outro lado, em uma confortável sala com carpete, cadeiras presidenciais, ar-condicionado e cheirinho da Le Lis Blanc, uma equipe de dois compradores, um gerente e um diretor olhando fixo para o telefone, no viva-voz, com um memorial de compras em mãos, cotações de concorrentes, e o histórico dos e-mails que você trocou com eles.
   DICA: seja sempre você o iniciador da chamada! Peça uns minutinhos, finja que está em uma reunião, ou simplesmente disfarce. Certa vez eu estava despreparado quando um cliente perverso me ligou. E eu divido sala com um colega que fala ao celular que nem o Gordo Suado de Terno que Precisa Fazer um CheckUp. O que fiz? Me aproximei do meu amigo, que falava ao telefone, e falei baixinho "Oi...tô numa reunião, posso te ligar já, já?". Foi o tempo que tive pra olhar e-mails, dar um telefonema, e assim vai. Em suma, seja sempre o iniciador da ligação. Quem a inicia tem mais poder de fogo.

#2. É mais fácil se distrair. Imagine só, a quantidade de coisa perto que pode nos chamar a atenção. Ainda mais para os multitarefas de plantão, que telefonam em frente ao computador, e deixam o outlook, o skype, o MSN e mais algumas coisas minimizadas. A gente definitivamente não nasceu pra fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. Vá lá que as mulheres o conseguem com mais facilidade, mas isso não está na nossa essência. Li um livro recentemente chamado Por que Cometemos Erros, e essa é uma das maiores causas de nossos enganos. E a sociedade insiste para que o façamos cada vez mais. Se um indivíduo que tenta aumentar o volume do som do carro, olha o GPS e percebe que o celular está tocando bate o carro, o que vão fazer é aumentar o número de itens de segurança do carro, em vez de investir no motorista.
    DICA: foque na negociação. O computador não vai fugir, a pessoa parada à porta, esperando você desligar, pode voltar depois. A chance de fechar um bom negócio é uma só.

#3. Esquecemos facilmente as coisas. No livro que citei acima, citam-se estudos que mostram que o ser humano, pra se lembrar, precisa trazer significado a tudo. A rostos, a fatos, a nomes, rótulos.
    DICA: ANOTE TUDO!!!! Aliás, oficialize também. Mande um e-mail depois do telefonema, peça confirmação de leitura. Pra não ficar depois o dito pelo não dito.

#4. Ligue do skype. É mais barato. Hehe.

* Em tempo: segundo pesquisa recente realizada pela Insight Express and AdAge, 56% das pessoas nos Estados Unidos admitem usar o celular durante o #2. 70% delas telefonando, 62% enviando mensagens de texto.

sábado, 21 de maio de 2011

Errar é fácil

Você sabe por que "deslizamos" tanto, damos tantas mancadas?
Segundo o jornalista americano Joseph T. Hallinan, há fatores que impactam diretamente nos resultados "aquém do esperado" que comento tanto em palestras:


- Pessoas que dormem menos tem maior propensão a fazer apostas mais arriscadas. Isso explica por que cassinos ficam abertos 24 horas.


Pesquisa mostra que 75% dos executivos não dormem
 direito devido a preocupações com trabalho


- Felicidade. Pessoas mais felizes pensam mais organizadamente e sabem trabalhar com mais flexibilidade em situações difíceis.


Se tem algo te fazendo muito 
feliz, aproveite: suas escolhas serão mais acertadas!


- Acredite...ser menos otimista!!! A explicação é lógica: quando tomamos decisões muito confiantes, podemos ignorar as alternativas que nos levarão ao erro.


- Observar melhor. A uma distância normal, vemos o equivalente a uma moeda de dez centavos. Nossa vista periférica deixa a desejar - nas mulheres ela é um pouco melhor, pois o homem tem mais visão de túnel.

Quantas ações tomamos no dia-a-dia em cima do nosso feeling, e depois jogamos a culpa em nós mesmos? "Ah, eu devia ter analisado todos os detalhes, o histórico.."
Muitas vezes não! Só faltou olhar um pouquinho mais.
Olhem que interessante: foi feita uma experiência sobre o tal "período do olho quieto" (a fração de segundos em que nossos olhos observam tudo que tem que ser observado, antes que nos movimentemos). A experiência foi feita nos putts do golfe - aquela hora em que o jogador vai dar a última tacada para o último buraco. Constatou-se que no caso dos golfistas mais experientes, eles olham nesse instante fixamente para a bola. Os menos experientes, para a bola, depois para o taco, e por aí vai.
Reconhecimento das necessidades dos clientes: a Nike lançou um putter verde, da cor do gramado.


Com o novo Nike IC, sua vida ficou muito mais fácil!

Assim, quem é menos experiente se distrai menos. E olha para o que importa. O mesmo acontece na indústria cinematográfica, os erros de sequência atormentam os produtores até hoje. Tudo porque as cenas não são filmadas na cronologia do filme.
Ben Hur não ganhou 11 prêmios na cerimônia do Oscar? Pois saibam que ele tem um monte de erros. Alguém aqui já reparou que na famosa corrida de bigas, durante a disputa, a do Ben Hur tem seu lado direito todo danificado?

No final da corrida ela está intacta.

Safado. Me pegou.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tá frio? Brusqueta neles!

Simples demais, bom demais.


INGREDIENTES
Uma garrafa de Vinho. Fica bom com um carmenère.
1 Pão italiano grande,
Manjericão,
Queijo parmesão ralado na hora,
Sal marinho (serve o comum se não encontrar)
Pimenta-do-reino moída na hora (dessa vez eu usei a rosa)
Azeite extra-virgem
5 Tomates orgânicos


PREPARO
Abra a garrafa de vinho e comece a beber.
Pré-aqueça seu forno, a uns 200oC, e vá temperar seus tomates. Dica: use faca de serra. A faca comum perde o fio muito rápido com a pele do tomate. Corte-os em cubos, salgue-os e moa a pimenta por cima. Misture tudo e não deixe muito tempo parado, senão o tomate desidrata.
Distribua rodelas do pão em uma assadeira, jogue azeite de oliva nas fatias, o tomate em cima de cada uma delas, e depois o queijo parmesão ralado por cima.
Leve ao forno.
Enquanto isso, olha quem estava na sala, esperando leite.




Amor da minha vida! Cada dia mais figurinha, gostoso, pimponzinho.


Quando o queijo derreter e o pão dourar, retire do forno e coloque as folhas de manjericão por cima.
Voilez!



terça-feira, 17 de maio de 2011

Marketing ousadíssimo


Gente, o texto está tão bacana que eu simplesmente o copiei. Sem palavras, essa estratégia vai ser um divisor de águas pra esses profissionais da CBBP (thanks ao Leandro, meu aluno, pela dica).
A Companhia Brasileira de Bebidas Premium (CBBP) utilizou estratégia de marketing inédita para envolver brasileiros no lançamento da nova cerveja, chamada “Proibida”

Duas garotas tchecas se apaixonaram pelo Brasil, suas festas, gastronomia, cultura e diversão. Para compartilhar a nova paixão e o sonho de consumo de férias regadas a muita mordomia e festas, elas criaram o blog We Luv Brazil. A partir daí, Dominika e Michaela desenvolveram uma relação estreita de amizade com milhares de brasileiros através do Twitter e Facebook. Fotos, vídeos, bate papos e conversas via blog fizeram das duas tchecas webcelebridades, chegando a chamar a atenção de grandes portais e de um dos principais programas humorísticos da TV brasileira, o Pânico na TV.

Através desse novo contato, Dominika e Michaela realizaram o sonho de conhecer a terra do samba na companhia de Sabrina Sato, o que rendeu uma série em oito capítulos de um reality show dentro do programa. Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Salvador. O roteiro incluiu as principais cidades do Nordeste e do país e, durante quase um mês de viagem, as tchecas se transformaram nas tchecas do Brasil e ganharam espaço na imprensa também fora da internet.

Até aí, um bom case de celebridade instantânea via internet, um entre tantos que já aconteceram na rede. Entretanto, a isso tudo, junte uma nova cervejaria que chega a um mercado de concorrência acirrada com grandes e estabelecidos players. Agora sim, eis um criativo case de lançamento de produto.

Companhia Brasileira de Bebidas Premium – CBBP - apostou na estratégia de criar uma história on linepara conquistar o consumidor e alcançou o objetivo. Com personalidade revolucionária e ousada, a CBBPnão poderia lançar uma nova cerveja de forma tradicional. A PROIBIDA chega ao mercado brasileiro embasada em uma estratégia de comunicação nunca antes utilizada. Ela reúne com pertinência três dos conceitos mais inovadores do marketing: envolvimento com o target, criação de conteúdo inovador para a marca e integração entre os meios on e off line.
“A PROIBIDA é uma pilsen inspirada nas melhores cervejas do mundo, fabricadas na República Tcheca. Pegamos a melhor receita e adicionamos o sabor e a irreverência do brasileiro. A ideia foi trazer a República Tcheca para o imaginário do brasileiro através de relacionamentos pessoais. Para isso, criamos as personagens Dominika e Michaela”, explica Lucas Afonso, Diretor de Marketing da CBBP.
Desde novembro com uma agitada vida virtual, as duas garotas conquistaram os brasileiros sem criar nenhuma desconfiança de que de fato representavam uma nova cervejaria que chegaria em breve ao mercado. “Elas tinham uma rotina, uma vida, e interagiam via web com internautas brasileiros. Criamos nossas próprias musas, com originalidade e uma história só nossa. “Sigilo foi o mais importante durante a estratégia”, pontua Lucas Afonso.

Em pouco tempo, o We Luv Brazil ganhou seguidores e caiu no gosto de vários portais, a exemplo do Papo de Homem, Vírgula, R7, Social 1, Blog do João Alberto, além de internautas e personalidades do Brasil. Nesse contexto, as redes sociais foram de extrema importância para criar um envolvimento com o público que fica cada vez mais apaixonado pela simpatia e beleza de Dominika e Michaela. Vale lembrar que nenhum desses veículos sabia que as tchecas faziam parte da estratégia de marketing da CBBP.

O Pânico na TV, um dos programas mais divertidos da TV brasileira e patrocinado por um concorrente do mercado cervejeiro, simpatizou com as tchecas e adotaram as garotas para a produção do reality show que seria encerrado no último domingo (15/05). “Toda a ação foi muito bem planejada e executada para que nem a produção do programa nem nenhum outro veículo desconfiassem que elas guardavam um segredo: liberar uma cerveja Premium inédita no Brasil”, explica João Noronha, presidente da CBBP.

Durante a estadia das tchecas no Brasil, no mês de março, foram produzidos conteúdos em texto, vídeo e fotos para alimentar as redes sociais e o blog do We Luv Brazil. Em paralelo, Dominika e Michaela se transformaram em celebridades viajando pelo País, acompanhadas por Sabrina Sato e pelo Pânico na TV, chegando a desfilar no mesmo carro alegórico no carnaval do Rio de Janeiro com a modelo Gisele Bündchen e a curtir as almejadas férias ao lado de celebridades de ex Big Brothers, músicos, artistas e personalidades.

No decorrer da ação, palavras como Proibida, o ditado tcheco Dej Buh Stesti (que aparece no rótulo da cerveja e significa “deus nos dê sorte e alegria” - e o símbolo da marca (ø) foram utilizados de forma subliminar e passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro antes mesmo do produto chegar às prateleiras, gerando curiosidade e discussões entre o target.

Com a exibição do último episódio do reality show do Pânico, chegou a hora de desvendar quem de fato são as tchecas Dominika e Michaela. A ação que teve início na rede, também tem nela o seu ápice. A CBBP produziu e veiculou na internet um vídeo revelando o mistério do We Luv Brazil. “Finalmente chegou o dia do lançamento oficial e da revelação do segredo das tchecas. Elas não vieram ao Brasil para simplesmente curtir as férias, e sim para liberar a PROIBIDA”, revela Noronha. Lucas completa, “de forma bem humorada o país inteiro vai descobrir que a nossa marca já nasce com personalidade transgressora e surpreendente, que vem com o objetivo de deixar a vida mais gostosa e divertida.”

Em todos os filmes, as tchecas sempre fazem alusões aos símbolos e a identidade da PROIBIDA. A exemplo do constante uso da frase Dej Buh Stesti, que esteve presente em todos os materiais. “Adotamos essa frase que é tradicional nas cervejarias tchecas e queremos torná-la popular no Brasil,” explica Lucas.

A mídia espontânea alcançada foi imensa e seu retorno incomparável com qualquer tipo de investimentos em pontos de audiência tradicionais. O impacto da inovação e a percepção causada pelo buzz são surpreendentes, afinal, são os resultados de uma ação nunca antes realizada no mercado.

As peças que formam esse lançamento compõem um total de mais de 60 filmes produzidos para a internet e TV, entre Inglaterra, República Tcheca e Brasil. No entanto, representam a primeira etapa de uma estratégia mais ampla que terá desdobramentos em outras mídias.

Ao todo, cerca de 120 profissionais estiveram envolvidos com a ação para garantir o sigilo e a eficácia de todo o trabalho. “Essas peças juntas compõem uma estratégia que não aceita rótulos. Elas expressam a ousadia, o bom humor e a irreverência de uma marca nova que não chega ao mercado para ser mais uma. A Proibida chega para liberar as pessoas da mesmice e do lugar comum”, destaca João Noronha, presidente da CBBP.
Essa filosofia vai do produto ao marketing, passando por todas as operações executadas pela Companhia Brasileira de Bebidas Premium. A PROIBIDA chega ao mercado como uma cerveja Premium com qualidade artesanal e produzida em escala industrial. Ao longo dos meses dessa ação, a Companhia desenvolveu uma séria de outras ações focadas em se apresentar ao mercado como uma empresa comprometida com a produção e distribuição de bebidas Premium. A partir de junho uma nova cerveja estará disponível para o consumidor, a PROIBIDA vai ser liberada.

Lote Especial - Enquanto o We Luv Brazil ganhava a simpatia do público, a CBBP realizou eventos pontuais de degustação em Recife e Fortaleza com público e imprensa para apresentar o primeiro lote fabricado. Ao longo do primeiro semestre desse ano, vários formadores de opinião receberam um kit do Lote Especial junto com a história e a busca da Companhia por uma receita tcheca da verdadeira cerveja Pilsen. A partir de agora, a CBBP inicia a ativação do trade rumo ao lançamento final da PROIBIDA junto ao público, que está previsto para acontecer até o fim do primeiro semestre.

FONTE: http://www.cbbp.com.br/noticia.php?i=23

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Em tempo...

A Microsoft comprou o Skype. Será que agora, quando o MSN cair, e recorrermos ao Skype, ele também vai estar indisponível? Vai ser uma maravilha, hein...



terça-feira, 10 de maio de 2011

Skype e Microsoft, Apple e Google.

#1. A Microsoft e o Skype anunciaram hoje a compra deste último, por 8,5 bilhões. O Skype vai se tornar uma nova divisão de negócios dentro da Microsoft, com o CEO do Skype, Tony Bates, como presidente da Divisão Microsoft Skype.

#2. Depois de ocupar o posto de marca mais valiosa do mundo por quatro anos consecutivos, o Google acaba de perder o título para a Apple. Segundo a lista BrandZ Top 100, elaborada pela consultoria de marketing Millward Brown Optimor, a fabricante de eletrônicos viu o valor de sua marca subir 84% do ano passado para cá, atingindo US$ 153,2 bilhões. Já o site de buscas registrou queda de 2%, passando a ser avaliado em US$ 111,5 bilhões. Considerando desde 2006, quando a lista foi elaborada pela primeira vez, o valor da marca Apple subiu 859%

Fontes: http://www.tiinside.com.br/09/05/2011/apple-ultrapassa-google-e-e-marca-mais-valiosa-do-mundo/ti/223398/news.aspx

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/microsoft-anuncia-compra-da-skype-por-us-8-5-bilhoes