domingo, 6 de maio de 2012

Avaliamos da melhor forma? Como o EaD pode ajudar?

Quem nunca passou pela situação clássica de, ao terminar uma prova, entregá-la ao professor e, chegando na porta da sala, lembrar-se de uma palavrinha ou uma fórmula errada que escreveu. Voltando ao professor, o aluno pergunta se pode corrigir essa "derrapada" no teste que acabara de entregar, e o professor diz que não, pois a chance que ele teve já se fora. Agora era tarde demais.
Na vida real é assim? Possivelmente algumas vezes, mas a maioria das decisões diárias que tomamos não nos levam a resultados trágicos, de vida ou morte. Ainda mais gerentes e diretores, em suas pequenas e inúmeras decisões diárias, operacionais ou estratégicas.
Quer dizer... O nosso sistema de avaliação na maioria das escolas e faculdades é adequado às nossas práticas profissionais? Ou estamos um pouco defasados? As avaliações no nosso ensino, ditas "somativas", avaliam somente ao final do curso o quanto os alunos adquiriram de conhecimento - muitas vezes nem os permitindo dissertar acerca do que foi ensinado, pois muitas provas terminam sendo de múltipla escolha.
A Educação a Distância (EaD), em seu conceito mais moderno, está revirando de ponta-cabeça e do avesso os estilos de avaliação. Isso porque controlar turmas de 2.000 alunos sem um professor em sala é um pouquinho mais complexo do que se imagina. Assim, é necessário um feedback crônico ao longo do curso, para que se atinja com propriedade o objetivo proposto inicialmente pela instituição de ensino contratada. Com avaliações constantes (função "formativa"), é possível medir o nível de aprendizagem do aluno com maior frequência, maior qualidade e de forma mais crítica.
No vídeo abaixo, gravado no estúdio de EaD  da Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto, explico uma breve história do EaD e começo falando da avaliação nele. Em posts seguintes, mostro colegas finalizando a aula.
(Meus agradecimentos à prof. mestra Vanessa Riscifina e à prof. dra. Irene Kazumi Miura).


http://youtu.be/Y8mwKCmsbjE

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