sábado, 23 de abril de 2011

Brigadeiro

Sinceramente, não consigo entender como o Amor aos Pedaços faz aquele brigadeiro tão bom. Bom mesmo. Eu já comi vários e não entendi ainda como eles chegam naquele ponto. Ele é mais cremoso e tem algo diferente no gosto.
Já tentei também perguntar pra cozinheira, mas o máximo que consegui foi uma gargalhada alta na cara.
Bom, do mesmo jeito que já busquei fazer a carolina perfeita um dia (doce de leite argentino e chocolate meio amargo em cima, vide foto abaixo), já passei também pela aventura do brigadeiro perfeito.

O mais próximo que cheguei da the best carolina ever

Não que ele tenha ficado perfeito, mas ficou bom demais e eu recomendo que façam em casa, vocês verão a diferença.
Ah, vão os créditos ao falecido Brigadeiro Eduardo Gomes. Ouvi tanto falar dele no ITA, e pra ser sincero a única coisa de que me lembro é que um dia, na década de 40, suas tietes lhe prepararam esse doce na sua fase de candidatura pra presidente. Risos.

INGREDIENTES
- Se você tiver manteiga da roça, feita em fazenda, enfim, fresca, melhor. Uma colher de manteiga. A margarina vai dar diferença no retrogosto dos paladares mais afirulados...ui.
- Uma lata de leite condensado. Essa aqui vai expiar seus pecados já, já.
- 4 colheres de Priest Chocolate. Vide foto abaixo.
Use toddynho ou nescau e seja mais um na multidão

PREPARO

Coloque água em uma panela de pressão, e mergulhe a lata de leite condensado nela. Tampe a panela e deixe em fogo alto. Depois que pegar pressão, espere entre 20 e 30 minutos, no máximo.
Espere a pressão se esvair (falei bonito), retire a lata com, pelo amor do pai, muito cuidado. NÃO ABRA AINDA, pois vai espirrar pelo primeiro furo que você fizer, espere mais uns 15 minutos e depois fure devagar. Pode inclusive lavar a lata para ajudar a esfriar.
Agora derreta a colher de manteiga em uma panela, tomando cuidado para não deixar o fogo muito alto. Despeje o leite condensado (que quase já virou um doce de leite), e adicione 4 colheres do chocolate do padre. Se quiser mais forte, coloque cinco ou seis.
A única desvantagem é que ele empelota muito, mas com um pouquinho de paciência você faz tudo sumir.
Fica pronto quando desgrudar do fundo da panela facilmente. Enfim, é uma receita um pouquinho mais demorada, mas não tenha dúvida de que o resultado é MUITO melhor!
Bon apetit!


Foto artística para aguçar o paladar alheio



Um comentário: