segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você não vai com a minha cara?


Você é criativo? Conhece os valores da sua empresa? Sabe decidir friamente em decisões de alta pressão? Compartilha o que aprendeu? É fechado?
Se eu lhe desse uma escala de 0 a 5, e você tivesse que dar uma nota a você mesmo dentro dessas perguntas, seria fácil?
Agora imagine seu chefe lhe dando essas notas, em paralelo. Mais ainda, imagine 20 colegas seus fazendo isso sobre você. Pra completar, vamos colocar também sua sogra. 

Não, brincadeira.

Pra quem ainda não conhece a avaliação 360o, fica aí a dica. No exercício de autogestão de imagem, perguntas como de que jeito os outros me veem? e de que jeito eu gostaria que os outros me vissem? sempre deverão ser feitas. Mas nada melhor que um feedback, não?
A avaliação 360o traz a média das notas dadas aos funcionários em todos os quesitos considerados importantes na área deles, na empresa. Essas notas são dadas por todas as pessoas que citei acima (menos a sogra); às vezes até clientes, fornecedores, e outros. 
Agora você tem um valor um pouco mais distante da subjetividade, e perto do real a seu respeito.
Você deve discutir sobre quais valores a avaliação deve conter, com a gerência e, de preferência, com alguém que conheça a área, mas seja de fora da equipe.  Um Consultor de RH, por exemplo, ou um coacher.
Em seguida, monte o questionário de múltipla escolha, dentro dos itens que foram eleitos como os mais importantes para avaliar os colegas:


Fulano administra conflitos entre seus colegas.
( ) 0 - Não é possível opiniar, pois não o conheço bem
( ) 1 - Raramente
( ) 2 - Sometimes
( ) 3 - Quase sempre
( ) 4 - Sempre


Entregue isso ao máximo possível de pessoas. É importante que ninguém saiba quem escreveu sobre quem, para que haja mais imparcialidade na avaliação. Deixe claro que o objetivo é o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos.
Compile e depois mande um relatório individual a cada um! Voilez! Você pode também apresentar graficamente os itens sem citar nomes. Por exemplo, "Aqui na área de vendas, 30% das votações foram para Raramente na questão Fulano se prepara antes de ir negociar? . Assim, há um número considerável de pessoas que acham que seus colegas e até elas mesmas deveriam se preparar mais nesse momento". E aí, a quem servir a carapuça fica a mensagem...rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário