quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Apresente com "efeitos especiais" e faça a diferença

Vou dar um exemplo de uma animação simples e que pode fazer a diferença durante sua palestra. À medida que você vai assistindo a outras apresentações ou animações na própria TV, as ideias vão surgindo. Minha sugestão é que você sempre procure estar aberto a animações de todos os tipos, em todos os lugares, e tente transportar o que achar interessante ao Power Point. Hoje, com o Office 2010, é possível fazer coisas que dispensam outros softwares até então essenciais.

Faça imagens dinâmicas enquanto fala. Exemplo: a imagem crescer enquanto rotaciona.

Isso dá um efeito muito legal enquanto você expõe, deixa a "cena" dinâmica e chama a atenção sem roubá-la. Segue o passo-a-passo:

1. Insira um retângulo que pegue uma parte do slide. No exemplo abaixo, eu o preenchi com um degradê cinza/branco, à esquerda.


2. Insira agora a imagem, tomando o cuidado de deixar uma borda dela sendo “comida” por uma borda do retângulo e também fazendo com que a imagem ultrapasse as fronteiras do slide. A imagem deve estar na camada atrás do retângulo (clique nela com o botão direito e use o comando Enviar para Trás).



3. Agora você vai adicionar dois efeitos à imagem. Primeiro, clique nela e, em seguida, no menu  Animações, selecione, lá embaixo, Mais Efeitos de Ênfase (estrela amarela).



4. Agora selecione em Básico a opção Aumentar/Diminuir, e clique em OK.



5. Entre, no menu Animações, em Painel de Animação. Aparecerá uma lista com as animações montadas até então, à direita. A animação Aumentar/Diminuir estará lá. Clique nela com o botão direito e selecione Opções do Efeito.



6. Aparecerá uma nova janela. Em Tamanho, selecione o campo Personalizar e digite quanto você vai querer que a imagem cresça. Nesse exemplo, escolhi 120% do seu tamanho original.



7. Clique, novamente, na animação da barra à direita, com o botão direito, e selecione Iniciar Após o Anterior. 




8. Clique de novo na imagem e selecione Adicionar Animação. Selecione Rotação.



9. Selecione, lá em cima, à direita, em Iniciar, a opção Com o Anterior.



10. Repare que surgiu uma nova animação, na figura acima, dentro da caixa azul, que é justamente a de Rotação. Clique com o botão direito nela, e selecione novamente a opção Opções de Efeito. Uma nova janela vai abrir.



11. Agora você vai editar a rotação. Por bom senso, não convém fazer John Kennedy dar uma pirueta. A rotação deve ser suave, pois o efeito em si é suave. Nesse caso, escolhi uma rotação de 10o no sentido horário.
12. Você deve dosar o tempo de ambas, para que o efeito fique lento e não roube muito a cena. Faça com que ambas tenham, de preferência, a mesma duração. Esse timming dependerá do tempo de sua fala. Treine! No nosso exemplo, foram 6 segundos.


Listo! Veja o resultado abaixo. Quando mostrei esse slide, e enquanto falava, todos ficaram prestando atenção, curiosos. 
Menos Luiza, claro, que está no Canadá.


Um comentário: