quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aumente sua Concentração



Na próxima vez que você sentar à mesa em uma reunião, repare ao seu redor. Seus colegas estarão checando o notebook, digitando nele ou enviando SMSs e e-mails pelo celular, tudo isso enquanto alguém fala. Muitos de nós temos orgulho de nossa proeza em sermos multitask, e vestimos isso com um crachá de honra.
Ser multitask  pode nos ajudar a marcar mais itens-a-se-fazer em nossas listas de atividades. Mas isso também nos leva, por exemplo, a ignorar informações e pistas, e nos deixa menos inclinados a reter a coisas do nosso trabalho, o que prejudica a solução de problemas e o uso de nossa criatividade.
Na década passadaavanços em neuroimagem revelaram muito sobre como o cérebro trabalha. Estudos em cima de adultos com Distúrbio de Atenção (ou ADHD, da sigla em inglês Attention Deficity Hyperactivity Disorder) mostram como o cérebro foca em alguma atividade, o que impede o foco, e o quão fácil é para o cérebro distrair-se. Esses estudos vieram em uma época em que o deficit de atenção espalhou-se muito além das pessoas com ADHD, incluindo aquelas que estão o tempo inteiro ligadas no trabalho. A boa notícia é que o cérebro, pelo que foi levantado, é capaz de ignorar distrações, permitindo com que sejamos mais focados, criativos e produtivos.
Seguem, então, três passos para começar a melhorar sua concentração.



CONTROLE SEU FRENESI
Apesar de essa palavra, em português, ser usada geralmente no sentido pejorativo, seu significado real é simplesmente estar fora de controle, do "pouco ao muito". Isso pode se refletir em um mero chacoalhar de pernas até um ataque histérico. As emoções são processadas em nossa amígdala, que é uma pequena glândula em forma de amêndoa em nosso cérebro. Ela responde de maneira muito intensa a emoções negativas, que são consideradas sinais de ameaça. O mapeamento do cérebro por imagens mostra que a ativação da amígdala por emoções negativas prejudica a habilidade de nosso cérebro em resolver problemas, ou realizar outras atividades cognitivas. Emoções positivas fazem justamente o contrário. Elas potencializam as funções de execução no cérebro, e podem ajudar a abrir as portas do pensamento criativo e estratégico. Podem, inclusive, ajudar na inserção social.


O que EU posso fazer? 
Procure aumentar o equilíbrio entre emoções positivas e negativas ao longo de seu dia. Barbara Fredrickson, uma famosa pesquisadora em Psicologia da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, recomenda uma taxa de 3:1 de balanço entre emoções positivas e negativas, respectivamente. Esse número é baseado em um modelamento matemático aplicado em dinâmicas de equipes consideradas "ideais", feito por Marcial Losada, colaborador de Barbara. Este modelo também foi aplicado em uma pesquisa sobre casamentos de sucesso.
Calcule sua "taxa de positividade" no site www.positivityratio.com (site em inglês). Você pode domar emoções negativas através de exercícios físicos, meditação, e dormindo bem. Fazer alguma dessas coisas também lhe ajuda a perceber seus padrões emocionais negativos. Talvez um colega de trabalho frequentemente lhe incomoda com alguma mania ou equívocos crônicos, o que lhe leva a uma espiral descendente de aborrecimento. Perceba que suas respostas a esses estímulos são muitas vezes exageradas, respire e largue a irritação de lado. A respiração é uma ferramenta poderosa que ainda muitos de nós ignoramos.

O que seu TIME pode fazer?
Inicie suas reuniões com assuntos positivos e humor. As emoções positivas que isso causa aumenta a atividade cerebral de todos, fazendo com que trabalhem em prol de soluções, juntos.


FAÇA PAUSAS

Seu cérebro escaneia continuamente os ambientes interno (você) e externo (fora de você), mesmo quando sua atividade é o único objeto de sua concentração. Distrações estão sempre à espreita: pensamentos "desobedientes", emoções, sons, interrupções. Felizmente, nosso cérebro é projetado para parar instantaneamente um pensamento aleatório, uma ação desnecessária, e até uma emoção instintiva que lhe faça sair dos trilhos.


O que EU posso fazer?
Para prevenir distrações que sequestrem sua concentração, use o método ABC como freio. Esse método significa tornar-se CONSCIENTE (Aware) de suas opções: você pode parar o que faz para optar pela distração ou simplesmente escolher que ela se vá; RESPIRE (Breathe) profundamente e considere suas opções. Por fim, ESCOLHA (Choose): Paro ou continuo?

O que seu TIME pode fazer?
Procure arrumar na agenda de todos encontros descontraídos de uma hora. Todos devem ser estimulados a contribuir com pensamentos criativos, e distrações como notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos devem ser terminantemente proibidos durante essas reuniões.

DESLOQUE SEUS SETS
Ao mesmo tempo que é muito bom poder estar focado em uma atividade, às vezes você precisa mudar sua atenção para outro problema. O que se costuma chamar set-shifting é nada mais que mudar seu foco totalmente para uma nova tarefa, e não deixar para trás absolutamente nada da última que você fazia. Às vezes é útil fazê-lo, para proporcionar ao cérebro uma pausa e permiti-lo assumir uma nova tarefa.


O que EU posso fazer?
Antes de voltar sua atenção a uma nova tarefa, mude seu foco da sua mente ao seu corpo. Vá caminhar, suba escadas, respire profundamente ou alongue-se. Mesmo que você não esteja ciente disso, seu cérebro nesse momento continua trabalhando nas tarefas anteriores. Às vezes novas ideias emergem durante essas pausas físicas.

O que seu TIME pode fazer?
Agende uma pausa de cinco minutos para cada hora de reunião, e incentive todos a fazer alguma atividade física em vez de correr para checar o e-mail em suas mesas. Restaurando a função executora do cérebro, essas pausas podem fazer com que todos tenham melhores ideias na retomada da reunião.

Organizar sua mente e as dos que compõem sua equipe trará resultados sólidos. Aplicar uma "concentração de alta qualidade" é um ótimo começo. Procure, por exemplo, fazer uma reunião que não seja multitarefa e veja o que acontece quando todos direcionam suas atenções ao assunto. Que tal?


Adaptado de Organize Your Life, Organize your Mind, de Paul Hammerness e Margaret Moore. Hammerness é professor assistente de psiquiatria na Harvard Medical School. Moore é fundadora e CEO da Wellcoaches Corporation e co-diretora do Institute of Coaching no Hospital McLean.

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