domingo, 17 de abril de 2011

Apresentações e suas amenidades


Sempre que eu dou palestras sobre apresentações, costumo falar que do mesmo jeito que você pode dar um show inesquecível à sua plateia, você pode também ajudar o pessoal a colocar seu sono em dia.
Coloco aqui algumas dicas sempre úteis, que podem tanto agradar a plateia quanto garantir demais sua atenção.

1. APELO VISUAL   Use muitas imagens. Uma imagem somada à sua explicação oral causam um efeito rebote de até 3 dias em 65% das pessoas que lhe assistiram. Agora, encher seu slide com palavras...Ah, não...Mais de 40 palavras, por favor, não. Erro. O melhor então é dar um ctrl+c, ctrl+v no manual. Depois você envia isso por e-mail aos executivos-cuja-hora-custa-R$1000,00 e poderiam estar produzindo mais em vez de lhe assistir lendo um slide, de costas a eles.


2. FONTES   Gente, tem fonte demais espalhada por esse mundo. Vocês podem baixar fontes gratuitas, aliás, com uns dois ou três passos de cadastro em algum site de templates você os baixa também. Aí você será diferente, único, no meio de uma multidão de apresentadores medianos. Abaixo Times New Roman!




3. SENTIMENTOS  Isso é uma coisa da qual nunca ouvi falar em cursos de técnicas de apresentação. Revelo agora um segredo meu em primeira mão, rsrs....Se você jurar que não conta pra ninguém, of course.

Envolva...

Não, deixa eu dar mais ênfase nisso.

Envolva emocionalmente seu público.

Faça isso e você ouvirá pessoas depois da palestra comentando entre si: "nossa, muito bom ele, né", ou "putz, quando será a próxima?".
E a coisa não se resume a colocar apenas os vídeos de motivação ou de pessoas pouco beneficiadas pela vida, lá no finzinho, pra arrancar lágrimas da plateia. Muito menos contar piadas a palestra inteira.
A coisa se resume aos dois. Rir e chorar. Rir, tocar, fazer olharem dentro de si, rir de novo. O aprendizado fica mais gostoso. Se tem muita gente "pescando", na parte da sua palestra que é depois do almoço, fale o nome da pessoa, bata na mesa, mude seu tom de voz, faça todos se levantarem, grite INCÊNDIO! Claro, se não houver cardíacos lhe assistindo...
Mas falo isso por experiência própria. Quanto mais eu faço o humor das pessoas oscilar, mais cativo elas. Tive a oportunidade de assisitr recentemente a uma palestra de um dos maiores palestrantes do Brasil. Os slides dele, na minha opinião, pareciam ter sido feito de última hora, cheios de números pequenos, palavras, palavras, palavras, clipart do Office 2003, etc. 
Mas no final todos se levantaram pra aplaudi-lo.
Motivo? Se você vir as cenas que filmei da apresentação, havia momentos em que o povo gargalhava de ensurdecer; havia momentos em que seus olhos estavam marejados.



4. TECNOLOGIA   Quantas vezes já ouvi a história do carinha que, no intervalo da apresentação, foi ao banheiro e levou o ponto (microfone). Pior, não desligou o ponto. Coitado. Voltou pra sala e foi quase uma hora pra pararem de prender o riso. Isso quem não foi até o final da palestra desse jeito, tentando afastar da memória o som da descarga.
O jeito, amigos, é se familiarizar com a tecnologia. Sempre chegue antes. Já me aconteceu de testar tudo, menos o vídeo. Na hora, ele passava no meu note, mas na projeção ficava um quadrado preto. 92 pessoas na sala.
Vale lembrar também das benditas versões do Office. Cuidado pra não caprichar demais nos efeitos com seu mega-power-hiper Office 2010, e lá na hora chegar 5 minutos antes, e a versão do Office ser 97. Teste tudo antes, verifique cores, som, e o que mais puder.

5. RAPPORT    Procure conhecer a plateia antes. Idade, religião, contexto. Já consegui pegar pérolas "no ar" antes de apresentar, apenas conversando e perguntando amenidades a pessoas da plateia. Durante minha palestra, soltei as ditas pérolas e isso criou um rapport instantâneo com quem ainda não tinha se envolvido com o tema.

As dicas não param por aí. Se quiserem trocar ideias, estou sempre às ordens. E Don McMillan é o cara do vídeo. Você pode ver seu trabalho em technicallyfunny.com.

Bom domigão!

MV

4 comentários:

  1. MV quanto tempo heim!!! Venho te parabenizar pelo seu blog que sempre me ajuda muito. Estas dicas que você nos passou são perfeitas e lendo associei com as suas aulas, do seu jeito de passar seus conhecimentos a nós, é tive várias aulas práticas de como fazer uma apresentação hahaha!! Grande abraço de um aluno que um dia quer chegar a ser como você é hoje, um ótimo profissional e uma grande pessoa!! Ahh quando estiver passando por Franca visita a gente tá? haha

    ResponderExcluir
  2. Amigo Leandro,

    que bom lhe "rever"! Saudade de vocês. Como tá o pessoal??? Manda um beijo pra todo mundo, que Deus os abençoe sempre.
    Forte abraço, pode deixar que quando eu for aí marcamos algo sim!!!

    ResponderExcluir
  3. MV,
    Fiquei com muita vontade de assistir uma palestra sua. As suas dicas de apresentação e de captar a atenção do público são ótimas.
    Beijos e sucesso sempre!!!!
    Izabelle

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, espero que essa oportunidade aconteça em breve, quando eu for ao RJ.
    Beijo grande, sucesso a você também.

    ResponderExcluir