quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Medo de Falar em Público e a Psicologia Evolutiva - Parte 3

A visualização guiada segue uma sequência:


1- Relaxamento e concentração. Nas primeiras vezes, pode ser que você durma. Isso é normal e vai acontecer justamente porque você está tenso. Essa etapa consiste em alcançar o seu inconsciente, e há várias maneiras de se fazê-lo: imaginar que você está mergulhando e contar até 100, imaginar que você está voando, não pensar em nada, ser hipnotizado, enfim.

E por que alcançar seu inconsciente?
Simples. Ele não sabe diferenciar o que de fato aconteceu e o que é apenas fruto de nossa imaginação. Tanto que você nunca foi vaiado por uma plateia, mas o medo permanece lá. Você nunca esteve em um avião que caiu, mas o medo está lá. Você se imagina com alguém que você gosta, mesmo não tendo essa pessoa, e infunde lembranças na sua memória de coisas que nunca aconteceram...Ou ainda, quem nunca ouviu falar do mentiroso que contou tanto uma mentira que acabou acreditando nela? Assim, implantar uma personalidade adulta mais forte que a infantil é factível, e a Psicologia Evolutiva é um caminho.


Lembrando que a psicanálise (Freud) se usa de mecanismos para fortalecer a pessoa antes de ela atingir seu inconsciente. Fortalecida, ela chega até as barreiras que guardam seus traumas, abre elas e encara os traumas com mais naturalidade. Mas isso pode durar muitos anos (e ajudar na poupança do seu terapeuta). A ideia da psicologia de Giulio Cesare Giacobbe é encarar de imediato os traumas, e suplantá-los com uma nova personalidade positiva.

IMPORTANTE
A personalidade infantil, quando ver que estão tentando abrir as portas do seu inconsciente, vai gritar, berrar, chorar...Afinal, estão arrancando a mamadeira de você-criança. Coisas do tipo "Isso não vai funcionar", ou "Esqueci de comprar o requeijão no supermercado". Por isso a respiração é tão importante. Ela afasta os pensamentos negativos. Mas ela deve ser feita corretamente. Esse é o segundo passo.


2 - Respire corretamente durante o processo. A respiração tem um poder incrível. Seja para relaxar, seja para atingir seu subconsciente. Quer um exemplo?


http://www.brooksidecenter.com/gifplay.htm

As crianças respiram certo. À medida que crescemos, desaprendemos a respirar, usamos mais os músculos intercostais que a barriga. Querem um exemplo legal de respiração? Olhem o Heitorzinho com 3 meses, dormindo.




O pulmão se divide em 3 partes: abdominal (embaixo), torácica (meio) e apical (topo). A inspiração deve ser sempre do primeiro para o último, e a expiração, ao contrário.


Corpo, mente e respiração estão intimamente ligados nesse processo. A chamada "respiração ióguica", ou seja, com a garganta participando, fazendo barulho, faz interromper os pensamentos involuntários que atrapalham o processo. Basta fazer o ar participar, como se você estivesse quase roncando (como chamam por aí, "ressonando"). Tenha em mente que fazer uma tensão muscular se esvair, só com sua cabeça, é quase impossível para pessoas normais como eu e você. Interromper pensamentos involuntários também. Mas dominar sua respiração sim. E como os três estão interligados, bingo! Você resolve a tensão e as distrações só respirando corretamente.


3- Os cenários. Imagine três cenários. 
3.1. Um é o da mãe. A mãe das mães, uma mãe enorme, irradiando seu amor para o mundo e perdoando tudo. Esse foi seu primeiro vínculo quando era criança, e ela pode estar no cume de uma montanha, por exemplo. A mãe é um símbolo, um arquétipo. E ela coincide com a imagem criada na psicologia analítica de Jung. Ela é a Grande Mãe, que nada mais é que a personalidade parental que está dentro de nós.


3.2. O outro, o da criança. Imagine um parque de diversões, e várias crianças felizes, brincando. Lá num cantinho, está uma criança chorando, sozinha, que foi excluída das brincadeiras e deseja sua mãe. É você-criança.


3.3. O adulto. Agora você está em um deserto e busca pela sua personalidade adulta, até então ofuscada pela criança que chorava forte (e fazia seus traumas e medos se manifestarem).


4- Agora você irá interagir com os cenários. Ter uma música por perto tocando é algo interessante, em vez de silêncio absoluto. Nessa hora você já estará imerso em seu inconsciente sem ter percebido.


A primeira coisa a se fazer é buscar essa Grande Mãe. Pegue-a pela mão e desça com ela da montanha. Conte a ela seus anseios e o que você sente quando está na frente de uma plateia, ou quando está viajando de avião, ou tendo que negociar com um cliente importante.


Siga até o playground, e dirija-a até a criança. Faça com que se abracem, diga que está tudo bem, que ela vai ter sempre sua mãe do lado para atendê-la. Ela não está sozinha. E digo mais, quando você precisar das duas, elas estarão lá. Os livros do Giacobbe sempre tem um tom muito ácido e bem humorado...Nessa parte, ele diz assim:


"A Grande Mãe em pessoa encontrará a criança chorando
e a acolherá no seu seio.
E lhe falará docemente.
“Minha criança pequenina, doravante você não deverá
mais ter medo. Eu não a abandonarei nunca mais. Você
ficará sempre aqui nos meus braços e eu cuidarei de 
você. O meu amor por você durará para sempre.”
Eis aí o que deve ouvir a criança que está dentro de
você.
O que ninguém nunca lhe disse.
Que a peste atinja alguém que jamais lhe disse isso.
E é isso que ela quer fazer.
Ficar para sempre nos braços da Grande Mãe.
Ser consolada para sempre de todas as frustrações.
Ficar protegida para sempre dos perigos do mundo e
da vida."



E você não vai eliminar sua personalidade infantil. Apenas deixará ela guardada ali, pra que manifeste quando isso for preciso. Fazer isso é atacar sua memória com uma auto-sugestão absurdamente potente. Não importa se a "sua criança" tem um genitor de verdade ou fictício ao seu lado, o importante é esse genitor estar ao seu lado 24h por dia. É o que toda criança quer.


Agora entremos na Visualização Guiada propriamente dita. Deixe os dois ali no parquinho, em um abraço eterno, e vá ao deserto procurar seu super-apresentador/negociador/pessoa-sem-medo-de-baratas, etc. A imagem que você montou, e que cito no fim do segundo post, será aquela que suplantará  as de sua neurose infantil (neurose é um termo meio forte, sei disso. Mas é exatamente o que todos temos; uns muito, outros pouco).


Ao encontrar essa super figura, ambos devem estender seus braços e se fundir. Pode parecer loucura para quem lê isso a primeira vez (como foi pra mim), mas tem de ser assim. Isso tem um fundamento, e se chama "Desarraigamento Visível", criado por Bandler e Grinder, dentro dos conceitos de PNL (Programação Neurolinguística), para o tratamento de personalidades múltiplas, com milhares de casos de sucesso.


Antes que você se questione "Nossa, mas não tenho toda essa criatividade! Como vou imaginar esse povo todo???", tenha em mente que o mais importante é conceitualizar essas figuras. Isso sim é fácil. Trata-se de simplesmente pensar.



Depois de um número de repetições da visualização guiada, o que dependerá da força e da resistência da sua personalidade infantil, o seu inconsciente terminará assumindo a personalidade adulta como a sua identidade principal. Durante a visualização guiada serão esclarecidos quais são os poderes que você desenvolverá para realizar a sua personalidade adulta.


Segundo Giacobbe, os aspectos positivos do adulto são a autoestima, o controle do território, a liberdade, a independência, a socialização, a procura da fruição do prazer (esta última tem tudo a ver com a falta de domínio que o neurótico infantil tem do ambiente, e por isso ele vive em estado de ansiedade). Tudo isso se sintetiza em três “poderes”: 


a autoestima,
a independência e
a alegria de viver.

E aí entra o mantra da transformação. Durante a "fusão" com essa nova personalidade, repita:

Eu tenho os três poderes de adulto:
a confiança absoluta em mim mesmo,
a independência total dos outros,
a alegria de viver.

O processo de visualização guiada deve ser, de preferência, acompanhado por um profissional. Mas como há poucos no Brasil que seguem essa linha, é interessante que se faça constantemente a auto-sugestão. E aí trata-se simplesmente de você, várias vezes ao dia, entrar num lugar calmo, fechar os olhos, executar a sequência de respiração abdominal -> torácica -> apical -> torácica -> abdominal repetidas vezes e repetir esse mantra.



Eu tenho os três poderes de adulto:
a confiança absoluta em mim mesmo,
a independência total dos outros,
a alegria de viver.

Isso é a auto-sugestão positiva. É isso que se usa em hipnoses, na psicologia evolutiva e em tantos outros tipos de terapia. Concentre-se na respiração e no significado desse mantra. É uma ferramenta realmente poderosa.


Basta persistir e os resultados virão mais cedo do que você imagina.





FONTE: Giacobbe, Giulio Cesare. O medo é uma masturbação mental: como se livrar dele para sempre/Giulio Cesare Giacobbe; tradução Carlos Araujo. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011

4 comentários:

  1. MV,

    Parabéns pelo blog.

    Conheci hoje e gostei demais. Com certeza vou virar seguidora...rs.

    Adorei esses posts sobre o medo de falar em público. São muito interessantes.

    Abraço
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. MV,

    Voce conhece algum profissional que aplica as técnicas da Psicologia Evolutiva do Giulio Cesare Giacobbe em São Paulo??

    abraços e parabéns pelo blog.

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Bruno,

    infelizmente não. Conhecia uma em Ribeirão Preto, que misturava as sessões de psicoterapia utilizando essas ferramentas e dava também um enfoque à parte comportamental. Mas ela foi contratada por uma empresa e não atua mais com a parte clínica.
    Se souber de algo, te falo.
    Abraço,

    ResponderExcluir