sábado, 21 de janeiro de 2012

Risoto de Camarão, Jambu e Tucupi

Uma homenagem aos paraenses, que sempre tem tucupi e camarão congelado no freezer...rs.


Fica muito, muito bom. As visitas lamberam o prato!


INGREDIENTES
* 1/2kg de camarão rosa
* folhas de jambu o quanto baste (o Jambu é uma folha encontrada predominantemente na região norte. No RJ e em SP se encontra também em mercados especializados).
* 1 litro de Tucupi - ele é um tempero e molho amarelo, extraído da raiz da mandioca brava, que é descascada, ralada e espremida. Depois desse processo, o molho descansa para que haja a sua decantação e separação da chamada goma (esta usada no famoso tacacá paraense). O tucupi, no início, é venenoso por causa da presença de ácido cianídrico, devendo então ser cozido por horas para eliminar o veneno. Fiquem tranquilos que ninguém morre, não se comercializa tucupi sem ser fervido rs
* 500g de arroz para risoto. Depois de preparar inúmeros risotos à base de Carnarolli ou Arbóreo, descobri uma indicação da revista Menu do arroz eleito como o melhor para se fazer risoto: o Vialone Nano. Seus grãos tem mais amido que os outros, e isso faz com que ele se quebre menos, além de deixar no final o risoto mais pastoso, como tradicionalmente se serve na Itália.
* Sal marinho com condimentos, de preferência ralado na hora do preparo. Acha-se facilmente em supermercados.
* Azeite de oliva extra-virgem com alguma especiaria (limão ou manjericão são os melhores)
* Um pouquinho de manteiga para aquecer junto com o azeite.
* Um limão.
* Uma taça de vinho branco seco.
* Uma cebola inteira picada.


PREPARO
O camarão deverá ser previamente limpo, inclusive por dentro (sem aquela "tripinha"), e sua casca retirada. Tempere-o com o sal marinho e limão, e espere uma meia hora.
O camarão será frito.

DICA: Aqueça o azeite com a manteiga. Isso evita que o azeite queime, manche sua panela, e estrague sua comida.
Quando o azeite/manteiga estiver bem aquecido, coloque com cuidado os camarões, e frite-os até ficarem rosados, virando-os na metade do tempo. Esse tempo, ainda mais com o óleo quente, deve ser curto, senão seu camarão vai virar uma borracha. Prove um, sei que você vai estar com uma cervejinha do lado. Veja se ficou no ponto e, dependendo, salgue mais, pois o sal marinho é suave. Reserve.



À parte, lave e ferva o jambu em água, por uns 10 minutos, até ele ficar tenro. Aqueça o tucupi - ele será o fundo do seu risoto. Sim, dispense caldo de carne, de legumes, simplesmente use o tucupi. Adicione um pouco de sal marinho moído na hora sobre o tucupi e prove. Muito cuidado para não salgar, se precisar acerte tudo quando o risoto estiver pronto.


Aqueça manteiga na panela, jogue a cebola e refogue. Em seguida, adicione o arroz. A partir daqui, tudo o mais já vai ter que estar engatilhado, pois sua vida será o risoto por meia hora. Refogue-o na cebola/azeite, até que comece a ficar transparente (aspecto vítreo, mas não inteiramente transparente). Nesse momento, adicione o vinho e reduza.


DICA: toda receita que leva vinho, conhaque, uísque, rum, enfim, e que você não vá flambar, o chamado "reduzir" é o momento em que você cheira e não sente álcool entrando pelas suas narinas. Esse volume dá aproximadamente 1/3 do inicial.


NUNCA pare de mexer o risoto. Comece a adicionar o tucupi. Aí comece a osmose entre ele o amido. Amido sai do grão, entra o tucupi, e o arroz vai ganhando gosto. À medida que vai começando a secar, adicione conchas de tucupi. Na embalagem do arroz é dito o tempo de preparo - algo entre 20 e 30 minutos. Como saber? Eu provo. Ele tem que ficar al dente. É muito difícil errar, tem que deixar passar muito tempo para que ele estrague.


Nas última "mexidas" de arroz, adicione o jambu e o camarão. Acerte o sal.












Um comentário: